SISTEMA DE SAÚDE E ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAUDE DO HOMEM, ADULTO E IDOSO
em SaúdeSobre este curso
EMENTA:
Relações familiares. Envelhecimento biopsicosocial e ambiental.
Condições crônicas de saúde. Assistência de equipes multidisciplinares à saúde
do adulto e do idoso nas unidades de ESF. Epidemiologia do envelhecimento no
Brasil. Indicadores de morbi-mortalidade nacionais e estaduais em saúde do
adulto e idoso. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
(PNAISH). Pactos, políticas e programas de saúde do Adulto e do Idoso no Brasil
e no mundo. Problemas mais comuns no Homem, Adulto e Idoso. Papel dos membros
da equipe de ESF no planejamento de ações e avaliação de riscos em saúde do
Homem, Adulto e Idoso. Relação médico-paciente. Ações da clínica e do cuidado
nos principais agravos da saúde do Homem, Adulto e do Idoso.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa munir o profissional de saúde
dos conhecimentos e habilidades para aplicar fundamentos e práticas da atenção
básica à saúde do homem, adulto e idoso.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO HOMEM
·
Compreender
como se processa a atenção básica à saúde.
·
Aplicar as políticas
de saúde para públicos específicos.
·
Entender
aspectos peculiares sobre a saúde do homem.
·
Identificar
e avaliar a situação e as condições crônicas de saúde.
UNIDADE II – ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO IDOSO
·
Identificar
os pactos políticos e programas de atenção à saúde.
·
Entender
o contexto sociopolítico da política
pública de atenção ao idoso no Brasil.
·
Compreender
a política nacional de saúde da pessoa idosa.
·
Identificar
os indicadores de envelhecimento no idoso.
UNIDADE III – RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE E A SAÚDE DA
FAMÍLIA
·
Avaliar a
relação entre médico e paciente no contexto da saúde da família.
·
Identificar
os modelos de relação médico-paciente e a atenção humanizada.
·
Aplicar
as estratégias de saúde da família.
·
Compreender
o funcionamento dos núcleos de apoio e assistência.
UNIDADE IV – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A SAÚDE DA
FAMÍLIA E DO HOMEM
·
Entender
a família como centralidade nas políticas públicas.
·
Compreender
o envelhecimento biopsicossocial e ambiental.
·
Desenvolver
o planejamento de ações na saúde.
·
Avaliar riscos
quanto à saúde do homem.
Comentários (0)
