Sobre este curso
EMENTA:
Histórico. Preceitos Constitucionais de
Proteção ao Trabalho. OIT – Convenções e Recomendações Internacionais do
Trabalho. Estudo do Capítulo V da CLT. Normas regulamentadoras do Ministério do
Trabalho e Emprego e Legislação Complementar. Legislação Previdenciária –
Introdução ao estudo das normas e suas atualizações. Nova Legislação pertinente
– Decreto e Instruções Normativas Vigentes. Atribuições do Tecnólogo. Estudo
das normas regulamentadoras e legislação complementar. Responsabilidade civil
do acidente de trabalho. Legislação ambiental. Educação para o autocuidado.
OBJETIVO:
Esta disciplina visa introduzir o estudante ou
profissional de segurança do trabalho, nos vários níveis de ensino, ao universo
do prevencionismo e da saúde ocupacional, abordando técnicas, ferramentas e
equipamentos de segurança e prevenção nas atividades laborais.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – BASES DA SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL
·
Compreender
o trabalho e a evolução histórica da prática laboral.
·
Identificar
as legislações de segurança do trabalho no mundo e no Brasil.
·
Classificar
as Normas Regulamentadoras (NR) brasileiras.
·
Definir
conceitos e discernir sobre as consequências da insegurança do trabalho.
UNIDADE II – RISCOS AMBIENTAIS E OS PROGRAMAS
DE SEGURANÇA
·
Identificar
os riscos ambientais e sua classificação.
·
Analisar
e mitigar riscos ocupacionais no ambiente laboral.
·
Identificar
os programas relacionados à saúde ocupacional e à segurança do trabalho.
·
Compreender
os serviços de saúde e medicina do trabalho e suas funcionalidades.
UNIDADE III – EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS DE
PROTEÇÃO NO TRABALHO
·
Entender
como funcionam os equipamentos de proteção nos ambientes de trabalho.
·
Reconhecer as sinalizações de segurança.
·
Identificar
os principais procedimentos de prevenção de incêndios.
·
Compreender
as formas de proteção de máquinas e equipamentos.
UNIDADE IV – SISTEMAS DE GESTÃO EM SAÚDE E
SEGURANÇA DO TRABALHO
·
Reconhecer, conceituar e definir Sistemas de Gestão de Saúde e
Segurança do Trabalho (SGSST).
·
Engendrar as diretrizes para os SGSST.
·
Executar
os procedimentos de auditoria de SST.
Discernir sobre a relação entre segurança do trabalho e gestão da
ambiência laboral.
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