RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO
em Gestão & NegóciosSobre este curso
EMENTA:
Conceitos,
técnicas e tendências em processos de recrutamento e seleção. Técnicas de
seleção. Seleção por competências. Pesquisa interna nas necessidades de RH.
Fontes de recrutamento. Tipos de recrutamento. Cultura organizacional.
Programas e métodos de socialização organizacional. Qualidade de vida no
trabalho.
OBJETIVO:
Atrair
e selecionar pessoas certas para ocupações certas. Este é o objetivo de todo e
qualquer departamento de recursos humanos ou gestão de pessoas. Este também é o
objetivo central deste conteúdo, ou seja, levar o conhecimento, as técnicas e
as boas práticas para implementar processos de recrutamento e seleção com
eficiência
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
·
Definir
e descrever a importância do planejamento estratégico organizacional como
também da área de Recursos Humanos e o seu papel na estratégia empresarial.
·
Apontar
os fatores que intervêm no planejamento estratégico de RH: absenteísmo,
turnover e mudanças nos requisitos da força de trabalho.
·
Interpretar
o mercado atual de trabalho e suas características.
·
Definir
cultura organizacional o impacto no processo de atração de pessoas.
UNIDADE II – RECRUTAMENTO DE PESSOAS
·
Reconhecer
como criar um programa efetivo de recrutamento para uma organização.
·
Definir
o processo de recrutamento.
·
Explicar
as vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo.
·
Constatar
as tendências no processo de recrutamento.
UNIDADE III –
PROCESSO DE SELEÇÃO DE TALENTOS
·
Definir
as etapas do processo de seleção.
·
Exemplificar o perfil do selecionador.
·
Apontar
as principais tendências de seleção de talentos.
·
Demonstrar
e entender como a ética é importante no processo seletivo.
UNIDADE IV – CULTURA
ORGANIZACIONAL E O CAPITAL HUMANO
·
Reconhecer a cultura organizacional e como as políticas de
recursos humanos integram no processo de socialização do novo colaborador.
·
Definir socialização organizacional.
·
Interpretar
os processos de socialização organizacional.
·
Explicar
como o onbording pode ser colocado em prática na organização.
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