PROGRAMAÇÃO - CODING MOBILE (JAVA)
em Tecnologia da InformaçãoSobre este curso
EMENTA:
O sistema operacional Android. Ambiente de desenvolvimento Java para
mobile. Estrutura do projeto Java-Android. Fundamentos do Java para mobile. Java
básico. Estrutura de controle de seleção e de repetição. Classes em Java. Polimorfismo,
interface e classes abstratas. Ciclo de vida do aplicativo Android e a classe Activity.
Navegabilidade. Passagem de parâmetros entre telas. Inserindo componentes na
tela. Tratamento de eventos. Capturando resultados de uma atividade. Chamando
ações do sistema Android. Layout de tela.
OBJETIVO:
Esta disciplina tem por finalidade capacitar o
programador a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, usando a
linguagem de programação JAVA e os componentes do sistema operacional Android.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – AMBIENTE E FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO MOBILE
·
Reconhecer e manipular os recursos do
sistema operação Android, compreendendo sua arquitetura funcional,
compatibilidades e limitações.
·
Operar a interface de desenvolvimento
de aplicativos do ambiente Java para dispositivos móveis.
·
Explicar a estrutura da linguagem de
programação Java para dispositivos móveis e seu método de organização do código.
·
Desenhar e organizar os elementos de um
projeto de desenvolvimento de aplicativos para Android utilizando a linguagem
Java Mobile.
UNIDADE II – PROGRAMAÇÃO JAVA
·
Reconhecer a sintaxe das instruções
básicas do Java para manipulação de variáveis e outros recursos elementares da
linguagem.
·
Explicar as estruturas de controle e
repetição de fluxo de código na linguagem Java.
·
Aplicar os conceitos de programação
orientada a objetos na linguagem Java, com foco nas classes de objetos.
·
Identificar e aplicar os conceitos de
polimorfismo, classes abstratas e interfaces na linguagem Java.
UNIDADE III – FRONT END E CONEXÃO COM O BACK END
·
Explicar o ciclo de vida de um
aplicativo desenvolvido para Android e a classe Activity.
·
Aplicar os recursos da linguagem Java
para proporcionar a navegabilidade de aplicativos para dispositivos móveis
baseados no Android.
·
Transmitir parâmetros entre as telas de
um aplicativo desenvolvido na linguagem Java para dispositivos móveis Android.
·
Codificar e tratar eventos acionados
pelo usuário e pela máquina em aplicativos Android, por meio da linguagem Java
Mobile.
UNIDADE IV – EVENTOS E RESULTADOS NA INTERFACE
DO APP
·
Formatar telas de aplicativos para
dispositivos móveis baseados no sistema operacional Android.
·
Obter e tratar dados provenientes das
mais diversas atividades em um aplicativo Android, por meio da linguagem Java
Mobile.
·
Invocar ações dos recursos residentes
no sistema operacional Android.
·
Projetar e desenhar telas para
aplicativos móveis, aplicando-lhes técnicas de usabilidade e recursos
disponíveis no sistema Android, por meio da linguagem Java Mobile.