Sobre este curso
EMENTA:
Constituição das empresas. Organogramas.
Recursos humanos. Processos empresariais. Produtos de uma empresa. Marketing e
vendas. Finanças empresariais. Contabilidade empresarial. Compras empresariais.
Comunicação empresarial. Informatização empresarial. Teorias da administração
aplicadas. Globalização. Qualidade. Normas e certificações internacionais.
Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
OBJETIVO:
Este conteúdo proporciona uma compreensão holística
sobre as empresas no contexto do mercado competitivo, indo além de conceitos e
teorias clássicas, partindo de seus principais fundamentos, como sua
constituição, seus recursos humanos, o marketing, as vendas, as finanças e a
contabilidade.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE RH
·
Planejar
a constituição de uma empresa e seus vários tipos e mecanismos de nascimento e
morte.
·
Compreender
a organização das empresas como um todo, seus vários tipos de organograma com
seus níveis de staff.
·
Identificar
os recursos humanos de uma corporação, entendendo como eles são geridos pelos
departamentos de pessoal e de RH.
·
Entender
os processos operacionais e gerenciais de uma empresa.
UNIDADE II – MARKETING, VENDAS, FINANÇAS E
CONTABILIDADE
·
Compreender
os produtos de uma empresa e a forma de como eles são produzidos, armazenados e
entregues aos clientes.
·
Entender
o marketing e as vendas dos produtos da empresa, bem como o relacionamento
entre essas duas áreas organizacionais.
·
Compreender
como as finanças das empresas são controladas.
·
Discernir
sobre a aplicabilidade da contabilidade empresarial.
UNIDADE III – FUNÇÃO DE COMPRAS, COMUNICAÇÃO E
INFORMATIZAÇÃO
·
Identificar o modus operandi das compras empresariais,
compreendendo como as organizações compram seus produtos e contratam seus
serviços.
·
Compreender como se processa a comunicação dentro e fora da empresa.
·
Identificar formas e ferramentas computacionais para
informatização empresarial.
·
Aplicar a teoria da administração ao contexto empresarial na
prática.
UNIDADE IV – GLOBALIZAÇÃO, QUALIDADE E INOVAÇÃO
EMPRESARIAL
·
Compreender os efeitos da globalização nas empresas.
·
Entender a importância da qualidade e seu processo de implantação.
·
Identificar as principais normas e certificações internacionais de
qualidade.
·
Compreender os conceitos de empreendedorismo, inovação e
sustentabilidade para a competitividade global das empresas.
Comentários (0)
