Sobre este curso
EMENTA:
Linguagens de Programação. Representação gráfica e textual de
algoritmos. Operações e expressões alfanuméricas. Estruturas Condicionais SE.
Estruturas Repetitivas com Cadeias de Caracteres. Vetores. Matrizes. Arquivos
de Dados. Procedimentos. Funções.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa introduzir o futuro profissional de informática e ciências
afins no universo da programação de computadores, começando pelo
desenvolvimento de algoritmos estruturados e a lógica de programação.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E AOS ALGORITMOS
·
Entender a história dos computadores e
a evolução dos recursos computacionais.
·
Compreender o funcionamento e os vários
paradigmas das linguagens de programação.
·
Identificar e compreender a
infraestrutura dos sistemas computacionais, discernindo sobre hardware,
software e peopleware.
·
Definir e entender o conceito e as
funcionalidades da lógica de programação e algoritmos computacionais.
UNIDADE II – COMANDOS BÁSICOS ENVONVENDO VARIÁVEIS
DE MEMÓRIA
·
Manipular constantes e variáveis de
memória em uma solução algorítmica.
·
Utilizar expressões aritméticas
envolvendo constantes e variáveis numéricas em soluções algorítmicas.
·
Utilizar expressões literais envolvendo
constantes e variáveis alfanuméricas em soluções algorítmicas.
·
Aplicar estruturas condicionais “SE” em
soluções algorítmicas.
UNIDADE III – ESTRUTURAS CONDICIONAIS E VETORES EM
ALGORITMOS
·
Encadear várias estruturas condicionais
SE, de acordo com as necessidades de solução algorítmica.
·
Aplicar estruturas de repetição em
soluções algorítmicas, envolvendo contagem e acumulação.
·
Aplicar estruturas de repetição em
soluções algorítmicas, envolvendo cadeias de caracteres e variáveis
alfanuméricas.
·
Explicar o conceito e as aplicações de
vetores em soluções algorítmicas.
UNIDADE IV – MATRIZES, ARQUIVOS, PROCEDIMENTOS E
FUNÇÕES
·
Definir o conceito e as aplicações de
matrizes em soluções algorítmicas.
·
Trabalhar com arquivos de dados na
algoritmização das soluções comerciais mais corriqueiras.
·
Modular algoritmos por meio de
procedimentos.
·
Criar e utilizar funções externas à
linguagem para solucionar problemas específicos.
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