HARDWARE BÁSICO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES | UNIVERSIDADE INCICLE
HARDWARE BÁSICO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
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HARDWARE BÁSICO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

EMENTA: 

Principais grandezas elétricas. Sistema de distribuição de energia
elétrica e transformadores. A história do computador. Conceitos de hardware,
software e peopleware. Unidade Central de Processamento. Microprocessadores.
Discos rígidos. Placas controladoras de HD. Monitores de vídeo. Impressoras.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por objetivo preparar o futuro
profissional de informática a montar e prestar manutenção em microcomputadores
pessoais (PC desktops) e seus principais periféricos.

 

COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
 

 

UNIDADE I – SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO HARDWARE

·        
Identificar as grandezas elétricas como
a tensão, a corrente e a resistência, solucionando problemas básicos
envolvendo-as.

·        
Aplicar os conceitos de energia e
potência elétrica na medição de resistência, corrente e tensão elétrica,
fazendo uso de um multímetro.

·        
Identificar para que servem e como se
comportam as linhas de transmissão, suas subestações e redes de subtransmissão,
aplicando tais conhecimentos no cálculo de tensão e corrente induzidas em
transformadores elétricos.

·        
Discernir sobre a polaridade da
corrente alternada nos dois últimos padrões de tomadas elétricas adotados no
Brasil, aplicando esses conhecimentos no processo de implantação do aterramento
elétrico e no esquema básico de um circuito eletrônico envolvendo resistores e
fonte de alimentação.

 

UNIDADE II – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

·        
Identificar a origem da ciência da
computação, começando pelo invento dos primeiros computadores mecânicos até o
primeiro computador eletrônico de que se tem notícia.

·        
Entender a história dos computadores
digitais, a partir da máquina de Neumann até a quinta geração dos computadores.

·        
Discernir sobre o elo histórico entre a
era dos mainframes e a dos microcomputadores pessoais, até os dias de hoje.

·        
Definir hardware, software e
peopleware, com foco nos vários tipos de software.

 

UNIDADE III – UNIDADES FUNCIONAIS BÁSICAS E A CPU

·        
Explicar como se organiza um
computador, suas unidades funcionais básicas e seus principais tipos de
periféricos de entrada e saída de dados.

·        
Interpretar o funcionamento da CPU de
um computador e a maneira como ela coordena as várias subunidades funcionais
básicas.

·        
Definir o conceito e classificar os
vários tipos de memória real do computador, tais como ROM, RAM, Cache e suas
respectivas unidades de armazenamento.

·        
Identificar os vários tipos e formatos
de microprocessadores, suas arquiteturas e famílias.

 

UNIDADE IV – DISCOS RÍGIDOS, MONITORES E
IMPRESSORAS

·        
Entender o funcionamento dos discos
rígidos (HDs), sendo capaz de formatá-los lógica e fisicamente.

·        
Discernir sobre o papel das placas
controladoras de discos rígidos e seus indicadores de desempenho em termos de
capacidade de armazenamento e velocidade de leitura e gravação de dados.

·        
Identificar as falhas mais frequentes
em monitores de vídeo, bem como aplicar as técnicas mais adequadas para
realizar a manutenção preventiva e corretiva.





























































·        
Diagnosticar as falhas mais frequentes
em impressoras, bem como a aplicar as técnicas mais adequadas para realizar a
manutenção preventiva e corretiva em seus principais tipos.

Disponível
HARDWARE BÁSICO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

HARDWARE BÁSICO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

EMENTA: 

Principais grandezas elétricas. Sistema de distribuição de energia
elétrica e transformadores. A história do computador. Conceitos de hardware,
software e peopleware. Unidade Central de Processamento. Microprocessadores.
Discos rígidos. Placas controladoras de HD. Monitores de vídeo. Impressoras.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por objetivo preparar o futuro
profissional de informática a montar e prestar manutenção em microcomputadores
pessoais (PC desktops) e seus principais periféricos.

 

COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
 

 

UNIDADE I – SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO HARDWARE

·        
Identificar as grandezas elétricas como
a tensão, a corrente e a resistência, solucionando problemas básicos
envolvendo-as.

·        
Aplicar os conceitos de energia e
potência elétrica na medição de resistência, corrente e tensão elétrica,
fazendo uso de um multímetro.

·        
Identificar para que servem e como se
comportam as linhas de transmissão, suas subestações e redes de subtransmissão,
aplicando tais conhecimentos no cálculo de tensão e corrente induzidas em
transformadores elétricos.

·        
Discernir sobre a polaridade da
corrente alternada nos dois últimos padrões de tomadas elétricas adotados no
Brasil, aplicando esses conhecimentos no processo de implantação do aterramento
elétrico e no esquema básico de um circuito eletrônico envolvendo resistores e
fonte de alimentação.

 

UNIDADE II – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

·        
Identificar a origem da ciência da
computação, começando pelo invento dos primeiros computadores mecânicos até o
primeiro computador eletrônico de que se tem notícia.

·        
Entender a história dos computadores
digitais, a partir da máquina de Neumann até a quinta geração dos computadores.

·        
Discernir sobre o elo histórico entre a
era dos mainframes e a dos microcomputadores pessoais, até os dias de hoje.

·        
Definir hardware, software e
peopleware, com foco nos vários tipos de software.

 

UNIDADE III – UNIDADES FUNCIONAIS BÁSICAS E A CPU

·        
Explicar como se organiza um
computador, suas unidades funcionais básicas e seus principais tipos de
periféricos de entrada e saída de dados.

·        
Interpretar o funcionamento da CPU de
um computador e a maneira como ela coordena as várias subunidades funcionais
básicas.

·        
Definir o conceito e classificar os
vários tipos de memória real do computador, tais como ROM, RAM, Cache e suas
respectivas unidades de armazenamento.

·        
Identificar os vários tipos e formatos
de microprocessadores, suas arquiteturas e famílias.

 

UNIDADE IV – DISCOS RÍGIDOS, MONITORES E
IMPRESSORAS

·        
Entender o funcionamento dos discos
rígidos (HDs), sendo capaz de formatá-los lógica e fisicamente.

·        
Discernir sobre o papel das placas
controladoras de discos rígidos e seus indicadores de desempenho em termos de
capacidade de armazenamento e velocidade de leitura e gravação de dados.

·        
Identificar as falhas mais frequentes
em monitores de vídeo, bem como aplicar as técnicas mais adequadas para
realizar a manutenção preventiva e corretiva.





























































·        
Diagnosticar as falhas mais frequentes
em impressoras, bem como a aplicar as técnicas mais adequadas para realizar a
manutenção preventiva e corretiva em seus principais tipos.

Disponível
Este Curso inclui:
Certificado Oficial
1 questionários online
Suporte do Instrutor
Disponível

Todos os conteúdos:

    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade I - SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO HARDWARE
    Módulo
    8 aulas
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    Unidade II - HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
    Módulo
    8 aulas
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    Unidade III - UNIDADES FUNCIONAIS BÁSICAS E A CPU
    Módulo
    9 aulas
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    Unidade IV - DISCOS RÍGIDOS, MONITORES E IMPRESSORAS

Detalhes do curso

EMENTA: 

Principais grandezas elétricas. Sistema de distribuição de energia elétrica e transformadores. A história do computador. Conceitos de hardware, software e peopleware. Unidade Central de Processamento. Microprocessadores. Discos rígidos. Placas controladoras de HD. Monitores de vídeo. Impressoras.

 

OBJETIVO: 

Esta disciplina tem por objetivo preparar o futuro profissional de informática a montar e prestar manutenção em microcomputadores pessoais (PC desktops) e seus principais periféricos.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO HARDWARE

·         Identificar as grandezas elétricas como a tensão, a corrente e a resistência, solucionando problemas básicos envolvendo-as.

·         Aplicar os conceitos de energia e potência elétrica na medição de resistência, corrente e tensão elétrica, fazendo uso de um multímetro.

·         Identificar para que servem e como se comportam as linhas de transmissão, suas subestações e redes de subtransmissão, aplicando tais conhecimentos no cálculo de tensão e corrente induzidas em transformadores elétricos.

·         Discernir sobre a polaridade da corrente alternada nos dois últimos padrões de tomadas elétricas adotados no Brasil, aplicando esses conhecimentos no processo de implantação do aterramento elétrico e no esquema básico de um circuito eletrônico envolvendo resistores e fonte de alimentação.

 

UNIDADE II – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

·         Identificar a origem da ciência da computação, começando pelo invento dos primeiros computadores mecânicos até o primeiro computador eletrônico de que se tem notícia.

·         Entender a história dos computadores digitais, a partir da máquina de Neumann até a quinta geração dos computadores.

·         Discernir sobre o elo histórico entre a era dos mainframes e a dos microcomputadores pessoais, até os dias de hoje.

·         Definir hardware, software e peopleware, com foco nos vários tipos de software.

 

UNIDADE III – UNIDADES FUNCIONAIS BÁSICAS E A CPU

·         Explicar como se organiza um computador, suas unidades funcionais básicas e seus principais tipos de periféricos de entrada e saída de dados.

·         Interpretar o funcionamento da CPU de um computador e a maneira como ela coordena as várias subunidades funcionais básicas.

·         Definir o conceito e classificar os vários tipos de memória real do computador, tais como ROM, RAM, Cache e suas respectivas unidades de armazenamento.

·         Identificar os vários tipos e formatos de microprocessadores, suas arquiteturas e famílias.

 

UNIDADE IV – DISCOS RÍGIDOS, MONITORES E IMPRESSORAS

·         Entender o funcionamento dos discos rígidos (HDs), sendo capaz de formatá-los lógica e fisicamente.

·         Discernir sobre o papel das placas controladoras de discos rígidos e seus indicadores de desempenho em termos de capacidade de armazenamento e velocidade de leitura e gravação de dados.

·         Identificar as falhas mais frequentes em monitores de vídeo, bem como aplicar as técnicas mais adequadas para realizar a manutenção preventiva e corretiva.

·         Diagnosticar as falhas mais frequentes em impressoras, bem como a aplicar as técnicas mais adequadas para realizar a manutenção preventiva e corretiva em seus principais tipos.

·         Identificar as grandezas elétricas como a tensão, a corrente e a resistência, solucionando problemas básicos envolvendo-as.

·         Aplicar os conceitos de energia e potência elétrica na medição de resistência, corrente e tensão elétrica, fazendo uso de um multímetro.

·         Identificar para que servem e como se comportam as linhas de transmissão, suas subestações e redes de subtransmissão, aplicando tais conhecimentos no cálculo de tensão e corrente induzidas em transformadores elétricos.

·         Discernir sobre a polaridade da corrente alternada nos dois últimos padrões de tomadas elétricas adotados no Brasil, aplicando esses conhecimentos no processo de implantação do aterramento elétrico e no esquema básico de um circuito eletrônico envolvendo resistores e fonte de alimentação.

 

UNIDADE II – HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

·         Identificar a origem da ciência da computação, começando pelo invento dos primeiros computadores mecânicos até o primeiro computador eletrônico de que se tem notícia.

·         Entender a história dos computadores digitais, a partir da máquina de Neumann até a quinta geração dos computadores.

·         Discernir sobre o elo histórico entre a era dos mainframes e a dos microcomputadores pessoais, até os dias de hoje.

·         Definir hardware, software e peopleware, com foco nos vários tipos de software.

 

UNIDADE III – UNIDADES FUNCIONAIS BÁSICAS E A CPU

·         Explicar como se organiza um computador, suas unidades funcionais básicas e seus principais tipos de periféricos de entrada e saída de dados.

·         Interpretar o funcionamento da CPU de um computador e a maneira como ela coordena as várias subunidades funcionais básicas.

·         Definir o conceito e classificar os vários tipos de memória real do computador, tais como ROM, RAM, Cache e suas respectivas unidades de armazenamento.

·         Identificar os vários tipos e formatos de microprocessadores, suas arquiteturas e famílias.

 

UNIDADE IV – DISCOS RÍGIDOS, MONITORES E IMPRESSORAS

·         Entender o funcionamento dos discos rígidos (HDs), sendo capaz de formatá-los lógica e fisicamente.

·         Discernir sobre o papel das placas controladoras de discos rígidos e seus indicadores de desempenho em termos de capacidade de armazenamento e velocidade de leitura e gravação de dados.

·         Identificar as falhas mais frequentes em monitores de vídeo, bem como aplicar as técnicas mais adequadas para realizar a manutenção preventiva e corretiva.

·         Diagnosticar as falhas mais frequentes em impressoras, bem como a aplicar as técnicas mais adequadas para realizar a manutenção preventiva e corretiva em seus principais tipos.

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