Sobre este curso
EMENTA:
Gestão de estoque, sistemas básicos de estocagem, movimentação e
manuseio de materiais no recebimento, processamento e distribuição. Compra: procedimentos,
indicadores da gestão do estoque, elaboração de orçamento dos estoques,
utilização da curva ABC, cálculo do custo dos estoques, cálculo do giro do
estoque e cálculo dos estoques de segurança e lote econômico de compra,
contagem de inventário. Apresentação dos tipos de instalações de armazenagem e
suas finalidades. Tendências das instalações de armazenagem, análise embalagens
e volumes de estoques. Gestão do fluxo operacional e de sistemas. Indicadores
de desempenho. Operação e estoque de segurança.
OBJETIVO:
Este componente curricular tem por finalidade capacitar o estudante ou
profissional das áreas de produção, logística e de suprimentos a controlar os
estoques em unidades de armazenagem.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – POLÍTICAS E GESTÃO DE ESTOQUES
·
Definir e entender os elementos básicos
da gestão de estoques.
·
Desenvolver métodos de previsão de
consumo e níveis de estoque.
·
Estabelecer políticas de controle dos
estoques.
·
Identificar os elementos de custo
relacionados aos estoques.
UNIDADE II – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
·
Aplicar as formas de classificação e
codificação de materiais.
·
Diferenciar o processo de codificação e
padronização de artefatos.
·
Avaliar os materiais, mercadorias, bens
e cargas, analisando as formas de padronização e redução de variedades.
·
Realizar o processo de embalagem e
unitização de cargas.
UNIDADE III – GERENCIANDO COMPRAS E OS NÍVEIS
DOS ESTOQUES
·
Gerenciar o fluxo de suprimentos e os
níveis de estoques.
·
Selecionar as políticas de controle dos
estoques com base nas características da organização, nível de serviço, etc.
·
Identificar os elementos de custo
relacionados ao estoque e calcular o lote econômico de compras.
·
Compreender a organização da função
compras.
UNIDADE IV – GESTÃO DE ESTOQUES NA LOGÍSTICA E
NO SUPPLY CHAIN
·
Discernir sobre a importância da gestão
de estoques no processo logístico da empresa como um todo.
·
Estabelecer e gerenciar níveis de
serviço ao cliente na cadeia logística e no gerenciamento dos estoques.
·
Definir o conceito do Supply Chain
Management, diferenciando-o da logística.
·
Compreender o impacto da logística e do
serviço ao cliente sobre o marketing.