Sobre este curso
EMENTA:
A área de compras e suas atribuições. O relacionamento da área de
compras com outros setores. Requisição de materiais e solicitação de compra.
Gerenciamento de fornecedores. Cotação e negociação. Processo de gerenciamento
de compras. Compra de serviços. Estratégias e processos de negociação.
OBJETIVO:
Este conteúdo disciplinar visa capacitar o
profissional a desempenhar as funções de comprador, analista ou gestor de
compras, aprendendo técnicas de negociação e de relacionamento com fornecedores
e demais áreas da cadeia de suprimentos.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – COMPRAS CORPORATIVAS E O PAPEL DO COMPRADOR
·
Formar uma opinião a respeito do quão
importante é a área de compras no contexto empresarial.
·
Descrever as atribuições do
departamento de compras, suas rotinas e atividades.
·
Contextualizar o departamento de
compras no organograma, estudando sua relação com os outros departamentos no
âmbito da cadeia de suprimentos.
·
Contextualizar acerca do papel dos
profissionais que integram o time de compras das empresas, suas atribuições,
perfil e aspectos éticos.
UNIDADE II – O PROCESSO DA COMPRA
·
Explicar o fluxo de uma compra,
começando pelo processo de requisição de materiais e a solicitação de compra.
·
Gerenciar fornecedores, lidando com as
políticas de fornecimento, indicadores de avaliação de desempenho e técnicas
cadastrais.
·
Realizar as cotações, entendendo onde
se encaixam e qual a importância do processo de negociação com fornecedores.
·
Acompanhar o processo de finalização de
compra até a entrega ou término do serviço.
UNIDADE III – A GESTÃO DAS COMPRAS
EMPRESARIAIS
·
Definir a atividade de gerenciamento de
compras, entendendo seu processo gerencial, desde os conceitos preliminares e
objetivos até os vários perfis e categorias de gerenciamento de compras.
·
Gerenciar a compra de serviços e
administrar suas complexidades.
·
Analisar e acompanhar contratos de
fornecimento de produtos e serviços.
·
Identificar os problemas mais comuns na
área de compras, mensurando seus indicadores de desempenho.
UNIDADE IV – PROCESSO, TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS
DE NEGOCIAÇÃO
·
Familiarizar-se com os conceitos e
princípios fundamentais da negociação aplicada ao processo de compras.
·
Engendrar estratégias eficazes de
negociação.
·
Interpretar o processo de negociação em
compras.
·
Aplicar as técnicas de negociação com
fornecedores em um processo de compra.