FUNDAMENTOS DE MARKETING | UNIVERSIDADE INCICLE
FUNDAMENTOS DE MARKETING
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FUNDAMENTOS DE MARKETING

EMENTA: 

Conceitos básicos da administração e sua evolução, da organização de
empresa e dos diversos tipos de organização. Fundamentos da administração:
planejamento, organização, direção e controle. Ambiente das empresas. Missão e
visão da empresa e seus objetivos e metas. Conhecimentos necessários sobre
planejamento estratégico. Princípios
e o sistema de marketing.
Macro e microambiente de marketing. Gestão de
marketing nas organizações e o marketing mix para produtos e serviços. Aspectos
estratégicos de marketing e sua aplicação a realidade brasileira. Sistema do
comércio e o ambiente de marketing. Planejamento, implementação e
acompanhamento de ações de marketing. Conceitos de marketing. Sistemas de
marketing. Segmentação e
tipos de mercado
. Composto
de marketing e mix de produto.
Ambientes do marketing.  

OBJETIVO: 

Este componente
curricular tem por objetivo apresentar os conceitos fundamentais do marketing, abordando
a segmentação dos produtos e serviços, os tipos de mercado e os fundamentos da gestão
de marketing.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – MARKETING E O AMBIENTE DE NEGÓCIO

·        
Definir o conceito de marketing.

·        
Discernir sobre a
visão global do sistema de marketing.

·        
Interpretar o
ambiente mercadológico.

·        
Aplicar a técnica da
Análise SWOT na sondagem do ambiente de negócio.

 

UNIDADE II –
MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

·        
Definir o conceito
e identificar exemplos do composto de marketing de uma organização.

·        
Engendrar a estratégia de produtos,
serviços e marcas.

·        
Identificar quais os critérios de
avaliação de um serviço.

·        
Entender as operações dos mercados e
seus agentes: produtor, revendedor e governamental.

 

UNIDADE III –
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·        
Compreender o conceito do ciclo de vida
do produto.

·        
Entender e analisar o consumidor e seu
comportamento face ao processo de aquisição de produtos e serviços.

·        
Identificar a diferença entre teoria
racional e motivacional, à luz da teoria do comportamento do consumidor.

·        
Discernir sobre as influências nas
decisões de compra de produtos e serviços.

 

UNIDADE IV –
MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

·        
Compreender a importância da informação
para o marketing.

·        
Definir o conceito de sistema de
informação de marketing, compreendendo sua importância para a pesquisa mercadológica
e tomadas de decisão.

·        
Engendrar estratégias de mensuração da
demanda, aplicando seus métodos.



























































·        
Avaliar a segmentação de mercado e seus
objetivos estratégicos, selecionando as melhores e mais adequadas ferramentas
do marketing para cada segmento.

Disponível
FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING

EMENTA: 

Conceitos básicos da administração e sua evolução, da organização de
empresa e dos diversos tipos de organização. Fundamentos da administração:
planejamento, organização, direção e controle. Ambiente das empresas. Missão e
visão da empresa e seus objetivos e metas. Conhecimentos necessários sobre
planejamento estratégico. Princípios
e o sistema de marketing.
Macro e microambiente de marketing. Gestão de
marketing nas organizações e o marketing mix para produtos e serviços. Aspectos
estratégicos de marketing e sua aplicação a realidade brasileira. Sistema do
comércio e o ambiente de marketing. Planejamento, implementação e
acompanhamento de ações de marketing. Conceitos de marketing. Sistemas de
marketing. Segmentação e
tipos de mercado
. Composto
de marketing e mix de produto.
Ambientes do marketing.  

OBJETIVO: 

Este componente
curricular tem por objetivo apresentar os conceitos fundamentais do marketing, abordando
a segmentação dos produtos e serviços, os tipos de mercado e os fundamentos da gestão
de marketing.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – MARKETING E O AMBIENTE DE NEGÓCIO

·        
Definir o conceito de marketing.

·        
Discernir sobre a
visão global do sistema de marketing.

·        
Interpretar o
ambiente mercadológico.

·        
Aplicar a técnica da
Análise SWOT na sondagem do ambiente de negócio.

 

UNIDADE II –
MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

·        
Definir o conceito
e identificar exemplos do composto de marketing de uma organização.

·        
Engendrar a estratégia de produtos,
serviços e marcas.

·        
Identificar quais os critérios de
avaliação de um serviço.

·        
Entender as operações dos mercados e
seus agentes: produtor, revendedor e governamental.

 

UNIDADE III –
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·        
Compreender o conceito do ciclo de vida
do produto.

·        
Entender e analisar o consumidor e seu
comportamento face ao processo de aquisição de produtos e serviços.

·        
Identificar a diferença entre teoria
racional e motivacional, à luz da teoria do comportamento do consumidor.

·        
Discernir sobre as influências nas
decisões de compra de produtos e serviços.

 

UNIDADE IV –
MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

·        
Compreender a importância da informação
para o marketing.

·        
Definir o conceito de sistema de
informação de marketing, compreendendo sua importância para a pesquisa mercadológica
e tomadas de decisão.

·        
Engendrar estratégias de mensuração da
demanda, aplicando seus métodos.



























































·        
Avaliar a segmentação de mercado e seus
objetivos estratégicos, selecionando as melhores e mais adequadas ferramentas
do marketing para cada segmento.

Disponível
Este Curso inclui:
Certificado Oficial
1 questionários online
Suporte do Instrutor
Disponível

Todos os conteúdos:

    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade I - MARKETING E O AMBIENTE DE NEGÓCIO
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade II - MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade III - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
    Módulo
    9 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade IV - MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

Detalhes do curso

EMENTA: 

Conceitos básicos da administração e sua evolução, da organização de empresa e dos diversos tipos de organização. Fundamentos da administração: planejamento, organização, direção e controle. Ambiente das empresas. Missão e visão da empresa e seus objetivos e metas. Conhecimentos necessários sobre planejamento estratégico. Princípios e o sistema de marketing. Macro e microambiente de marketing. Gestão de marketing nas organizações e o marketing mix para produtos e serviços. Aspectos estratégicos de marketing e sua aplicação a realidade brasileira. Sistema do comércio e o ambiente de marketing. Planejamento, implementação e acompanhamento de ações de marketing. Conceitos de marketing. Sistemas de marketing. Segmentação e tipos de mercado. Composto de marketing e mix de produto. Ambientes do marketing.  

OBJETIVO: 

Este componente curricular tem por objetivo apresentar os conceitos fundamentais do marketing, abordando a segmentação dos produtos e serviços, os tipos de mercado e os fundamentos da gestão de marketing.

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – MARKETING E O AMBIENTE DE NEGÓCIO

·         Definir o conceito de marketing.

·         Discernir sobre a visão global do sistema de marketing.

·         Interpretar o ambiente mercadológico.

·         Aplicar a técnica da Análise SWOT na sondagem do ambiente de negócio.

 

UNIDADE II – MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

·         Definir o conceito e identificar exemplos do composto de marketing de uma organização.

·         Engendrar a estratégia de produtos, serviços e marcas.

·         Identificar quais os critérios de avaliação de um serviço.

·         Entender as operações dos mercados e seus agentes: produtor, revendedor e governamental.

 

UNIDADE III – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·         Compreender o conceito do ciclo de vida do produto.

·         Entender e analisar o consumidor e seu comportamento face ao processo de aquisição de produtos e serviços.

·         Identificar a diferença entre teoria racional e motivacional, à luz da teoria do comportamento do consumidor.

·         Discernir sobre as influências nas decisões de compra de produtos e serviços.

 

UNIDADE IV – MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

·         Compreender a importância da informação para o marketing.

·         Definir o conceito de sistema de informação de marketing, compreendendo sua importância para a pesquisa mercadológica e tomadas de decisão.

·         Engendrar estratégias de mensuração da demanda, aplicando seus métodos.

·         Avaliar a segmentação de mercado e seus objetivos estratégicos, selecionando as melhores e mais adequadas ferramentas do marketing para cada segmento.

·         Definir o conceito de marketing.

·         Discernir sobre a visão global do sistema de marketing.

·         Interpretar o ambiente mercadológico.

·         Aplicar a técnica da Análise SWOT na sondagem do ambiente de negócio.

 

UNIDADE II – MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

·         Definir o conceito e identificar exemplos do composto de marketing de uma organização.

·         Engendrar a estratégia de produtos, serviços e marcas.

·         Identificar quais os critérios de avaliação de um serviço.

·         Entender as operações dos mercados e seus agentes: produtor, revendedor e governamental.

 

UNIDADE III – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

·         Compreender o conceito do ciclo de vida do produto.

·         Entender e analisar o consumidor e seu comportamento face ao processo de aquisição de produtos e serviços.

·         Identificar a diferença entre teoria racional e motivacional, à luz da teoria do comportamento do consumidor.

·         Discernir sobre as influências nas decisões de compra de produtos e serviços.

 

UNIDADE IV – MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA

·         Compreender a importância da informação para o marketing.

·         Definir o conceito de sistema de informação de marketing, compreendendo sua importância para a pesquisa mercadológica e tomadas de decisão.

·         Engendrar estratégias de mensuração da demanda, aplicando seus métodos.

·         Avaliar a segmentação de mercado e seus objetivos estratégicos, selecionando as melhores e mais adequadas ferramentas do marketing para cada segmento.

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Suporte do Instrutor