Sobre este curso
EMENTA:
Conceitos básicos da administração e sua evolução, da organização de
empresa e dos diversos tipos de organização. Fundamentos da administração:
planejamento, organização, direção e controle. Ambiente das empresas. Missão e
visão da empresa e seus objetivos e metas. Conhecimentos necessários sobre
planejamento estratégico. Princípios
e o sistema de marketing. Macro e microambiente de marketing. Gestão de
marketing nas organizações e o marketing mix para produtos e serviços. Aspectos
estratégicos de marketing e sua aplicação a realidade brasileira. Sistema do
comércio e o ambiente de marketing. Planejamento, implementação e
acompanhamento de ações de marketing. Conceitos de marketing. Sistemas de
marketing. Segmentação e
tipos de mercado. Composto
de marketing e mix de produto. Ambientes do marketing.
OBJETIVO:
Este componente
curricular tem por objetivo apresentar os conceitos fundamentais do marketing, abordando
a segmentação dos produtos e serviços, os tipos de mercado e os fundamentos da gestão
de marketing.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – MARKETING E O AMBIENTE DE NEGÓCIO
·
Definir o conceito de marketing.
·
Discernir sobre a
visão global do sistema de marketing.
·
Interpretar o
ambiente mercadológico.
·
Aplicar a técnica da
Análise SWOT na sondagem do ambiente de negócio.
UNIDADE II –
MARKETING E O COMPOSTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
·
Definir o conceito
e identificar exemplos do composto de marketing de uma organização.
·
Engendrar a estratégia de produtos,
serviços e marcas.
·
Identificar quais os critérios de
avaliação de um serviço.
·
Entender as operações dos mercados e
seus agentes: produtor, revendedor e governamental.
UNIDADE III –
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
·
Compreender o conceito do ciclo de vida
do produto.
·
Entender e analisar o consumidor e seu
comportamento face ao processo de aquisição de produtos e serviços.
·
Identificar a diferença entre teoria
racional e motivacional, à luz da teoria do comportamento do consumidor.
·
Discernir sobre as influências nas
decisões de compra de produtos e serviços.
UNIDADE IV –
MARKETING E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA
·
Compreender a importância da informação
para o marketing.
·
Definir o conceito de sistema de
informação de marketing, compreendendo sua importância para a pesquisa mercadológica
e tomadas de decisão.
·
Engendrar estratégias de mensuração da
demanda, aplicando seus métodos.
·
Avaliar a segmentação de mercado e seus
objetivos estratégicos, selecionando as melhores e mais adequadas ferramentas
do marketing para cada segmento.