Sobre este curso
EMENTA:
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O
objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e
autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de
chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências
para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e
tendências.
OBJETIVO: O curso
trata da evolução da Educação no decorrer da história. O profissional irá
aplicar o conhecimento adquirido sobre a pedagogia e o ambiente educacional.
Irá analisar a importância do pedagogo, do cenário educacional atual, e da
cultura educacional, identificar a importância e definir a atuação no mercado
de trabalho.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – EDUCAÇÃO: CONCEPÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
·
Explicar os parâmetros e a definição do
que é educação em todo o seu contexto.
·
Identificar as diferentes naturezas da educação.
·
Diferenciar as perspectivas do cenário
educativo atual e o impacto no ambiente escolar.
·
Reconhecer a importância das Políticas
Públicas e sua influência no âmbito educacional.
UNIDADE II – PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E CULTURA
·
Interpretar as diferenças entre
pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional.
·
Explicar as definições de pedagogia e
de andragogia.
·
Identificar a importância da pedagogia
nos segmentos da educação.
·
Diferenciar educação e cultura e as
definições intrínsecas entre elas.
UNIDADE III – A CARREIRA DE PEDAGOGIA
·
Analisar a pedagogia na atualidade e o
seu impacto em outros segmentos.
·
Interpretar como ocorre a formação do
pedagogo dentro e fora do ambiente escolar.
·
Identificar as perspectivas da atuação do
pedagogo na era contemporânea.
·
Refletir acerca da pedagogia no mercado
de trabalho e as suas implicações.
UNIDADE IV – PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO
IDEOLÓGICA E TECNOLÓGICA
·
Apontar os principais pensadores e as
suas contribuições para a pedagogia.
·
Analisar as concepções e as tendências
pedagógicas no cenário brasileiro.
·
Interpretar as definições de educação e
a sua ética.
·
Definir a importância da tecnologia na
educação atualmente.
Comentários (0)
