COACHING E PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
em Gestão & NegóciosSobre este curso
EMENTA:
Coaching e planejamento de carreiras: conceitos, fundamentos
do coaching. Avaliação de habilidades e interesses. Estabelecimento de metas de
carreira. Ferramentas de coaching. Desenvolvimento
de habilidades pessoais. Comunicação efetiva. Gerenciamento do tempo e
produtividade. Tomada de decisão e resolução de problemas. Inteligência
emocional e autocontrole. Estratégias
de desenvolvimento de carreira. Networking e relacionamentos
profissionais. Preparação de currículo e entrevista de emprego. Planejamento de
educação continuada. Empreendedorismo e autonomia profissional. Ação e avaliação de resultados.
Implementação do plano de carreira. Acompanhamento e ajustes no plano.
Resolução de desafios e obstáculos.
OBJETIVO: O conhecimento
gerado pelo estudo deste conteúdo visa capacitar os participantes a desenvolverem suas
habilidades pessoais, definirem metas de carreira claras, implementarem
estratégias de desenvolvimento profissional, e alcançarem sucesso em suas
trajetórias profissionais por meio do coaching e do planejamento de
carreiras.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – FUNDAMENTOS DE COACHING E PLANEJAMENTO
DE CARREIRAS
·
Compreender os princípios básicos do coaching
e sua importância no desenvolvimento de carreiras.
· Realizar autoavaliação para identificar
habilidades, interesses e valores pessoais.
· Definir metas claras e
alcançáveis para o desenvolvimento de carreira.
· Aplicar ferramentas e técnicas de coaching
para apoiar o planejamento de carreiras.
UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PESSOAIS
·
Utilizar
técnicas e boas práticas para melhorar a comunicação interpessoal, entendendo sua
importância para o desenvolvimento da carreira.
· Aplicar estratégias
eficazes de gerenciamento do tempo com o objetivo de otimizar a produtividade
pessoal e profissional.
· Tomar decisões e
resolver problemas de forma eficaz.
·
Empregar
estratégias de inteligência emocional para lidar com o estresse.
UNIDADE III – ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
·
Construir uma rede de
contatos e entender a importância das relações profissionais.
· Criar currículos
impactantes que propiciem o destaque dos pontos fortes a serem considerados
pelo contratante e aplicar boas práticas para ter sucesso em entrevistas de seleção.
· Desenvolver planos de aprendizagem contínua para
o avanço na carreira.
·
Explorar
oportunidades de empreendedorismo e intraempreendedorismo na busca por
autonomia profissional e ascensão na carreira, respectivamente.
UNIDADE IV – AÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NO PLANO DE
CARREIRA
·
Implementar planos de carreira, transformando metas e estratégias em
ações concretas e mensuráveis.
·
Monitorar e adaptar, de forma eficiente, o plano de carreira, fazendo
ajustes conforme necessário para alcançar os objetivos estabelecidos.
·
Aplicar estratégias para superar desafios e obstáculos no caminho da
carreira profissional.
Avaliar o progresso na carreira, aprender com os
resultados e planejar os próximos passos
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