Sobre este curso
EMENTA: Avaliação do desempenho empresarial. O papel do controle interno. O
papel da auditoria. Semelhanças e diferenças entre auditoria operacional e de
gestão. O papel da auditoria na avaliação dos principais processos da
organização. Papéis de trabalho e programas de auditoria. Relatórios. Foco da
auditoria nos riscos. Foco da Auditoria nos Resultados. Foco da Auditoria nas
Necessidades dos Clientes. O perfil desejável do auditor organizacional.
OBJETIVO: Esta
disciplina visa empoderar o aluno a garantir a organização dos processos
internos da empresa, avaliando as operações, registrando atividades e realizando
procedimentos de auditoria de qualidade, de modo a identificar e corrigir falhas,
implementando o sistema de melhoria contínua dos processos.
COMPETÊNCIAS
ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – VISÃO GERAL SOBRE A AUDITORIA DA QUALIDADE
·
Entender as funções da auditoria da
qualidade.
·
Identificar as certificações de
qualidade, associando-as com os tipos de auditoria, documentação, técnicas,
funções e responsabilidades.
·
Identificar os processos inerentes à
auditoria da qualidade.
·
Executar os processos de iniciação da auditoria,
com planos, reuniões, documentos, conformidades e não-conformidades, relatórios,
etc.
UNIDADE II – O PROCESSO DE AUDITORIA DA QUALIDADE
·
Realizar análise crítica de documentos
para a auditoria da qualidade.
·
Providenciar o preparo das atividades
da auditoria, elaborando o plano de auditoria, as atividades da equipe de
trabalho e os modelos de documento necessários.
·
Implementar as atividades da auditoria
no local, com reuniões, comunicação e função de responsabilidade na auditoria.
·
Executar os processos de coleta e
verificação de informações da auditoria.
UNIDADE III – TRATAMENTO DE NÃO-CONFORMIDADES
·
Entender o que são conformidades e
não-conformidades no âmbito de uma auditoria de certificação da qualidade.
·
Realizar procedimentos em consequência
da identificação de não-conformidades no âmbito da auditoria.
·
Identificar as ferramentas da qualidade
necessárias à identificação de não-conformidades.
·
Executar os procedimentos de conclusão da
auditoria e a reunião de encerramento.
UNIDADE IV – RELATÓRIO DE AUDITORIA DA QUALIDADE
·
Preparar o relatório da auditoria de
certificação da qualidade.
·
Identificar as principais características
de um relatório de auditoria de certificação da qualidade, aplicando técnicas e
estilos para a sua confecção.
·
Discernir sobre os vários tipos de
relatórios em conformidade com o tipo de auditoria em curso.
·
Executar os procedimentos de aprovação
e distribuição do relatório de conclusão da auditoria de qualidade.
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