ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS | UNIVERSIDADE INCICLE
ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS
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ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS

EMENTA: Conceitos,
definições e características da OO. UML - Conceitos e Aplicações. Processo
unificado de desenvolvimento de software. Processo Unificado: Concepção,
Elaboração, Construção e Transição. Desenvolvimentos Iterativo e Evolutivo. Desenvolvimento
Ágil de Projetos. Qualidade de Software. Gerenciamento de Projetos. Análise de
Ponto de Função.

 

OBJETIVO: O objetivo
desta disciplina é capacitar o profissional de informática a construir as
competências e habilidades necessárias para desenvolver projetos de software
orientados a objetos.

                                                                                     

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS

·        
Definir os conceitos e definições
acerca da Metodologia de Orientação a Objetos, abstraindo coletivos como
Classes, Membros e Objetos do mundo real.

·        
Identificar as características da
metodologia de orientação objetos.

·        
Definir o conceito de UML (Linguagem
Unificada de Modelação) entendendo suas aplicações.

·        
Diferenciar os tipos de relacionamento,
bem como construir suas modelações gráficas e compreender as funcionalidades
descritas nesses relacionamentos.

 

UNIDADE II – UML E O PROCESSO UNIFICADO DE
DESENVOLVIMENTO

·        
Utilizar os diagramas da Linguagem de
Modelação Unificada, bem como diferenciar seus usos e estéticas.

·        
Discernir sobre o que é processo
unificado de desenvolvimento de software, suas fases e as atividades de um
fluxo de trabalho.

·        
Identificar todos os procedimentos e
características da fase de concepção de um processo unificado.

·        
Aplicar todos os procedimentos e
características da fase de elaboração de um processo unificado.

 

UNIDADE III – PROJETOS ÁGEIS E QUALIDADE DE
SOFTWARE

·        
Compreender os processos relacionados
às duas últimas fases do ciclo de vida do processo unificado.

·        
Definir desenvolvimentos iterativo e
evolutivo, discernindo sobre suas diferenças.

·        
Entender o que é, para que serve, e
quais são os princípios do desenvolvimento ágil de projetos de software.

·        
Identificar as principais
características e princípios da qualidade de software.

 

UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS
DE SOFTWARE

·        
Discernir sobre a importância e a
finalidade do gerenciamento de projetos de software, bem como o papel do
gerente de projetos.

·        
Identificar as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos: integração, escopo, tempo, custo e qualidade.

·        
Identificar as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos: recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e
partes interessadas (stakeholders).



























































·        
Aplicar as técnicas de medição das
atividades de programação e desenvolvimento de software por análise de ponto de
função (FPA), subsidiando o processo de cobrança e elaboração de propostas
comerciais.

Disponível
ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS

ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS

EMENTA: Conceitos,
definições e características da OO. UML - Conceitos e Aplicações. Processo
unificado de desenvolvimento de software. Processo Unificado: Concepção,
Elaboração, Construção e Transição. Desenvolvimentos Iterativo e Evolutivo. Desenvolvimento
Ágil de Projetos. Qualidade de Software. Gerenciamento de Projetos. Análise de
Ponto de Função.

 

OBJETIVO: O objetivo
desta disciplina é capacitar o profissional de informática a construir as
competências e habilidades necessárias para desenvolver projetos de software
orientados a objetos.

                                                                                     

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS

·        
Definir os conceitos e definições
acerca da Metodologia de Orientação a Objetos, abstraindo coletivos como
Classes, Membros e Objetos do mundo real.

·        
Identificar as características da
metodologia de orientação objetos.

·        
Definir o conceito de UML (Linguagem
Unificada de Modelação) entendendo suas aplicações.

·        
Diferenciar os tipos de relacionamento,
bem como construir suas modelações gráficas e compreender as funcionalidades
descritas nesses relacionamentos.

 

UNIDADE II – UML E O PROCESSO UNIFICADO DE
DESENVOLVIMENTO

·        
Utilizar os diagramas da Linguagem de
Modelação Unificada, bem como diferenciar seus usos e estéticas.

·        
Discernir sobre o que é processo
unificado de desenvolvimento de software, suas fases e as atividades de um
fluxo de trabalho.

·        
Identificar todos os procedimentos e
características da fase de concepção de um processo unificado.

·        
Aplicar todos os procedimentos e
características da fase de elaboração de um processo unificado.

 

UNIDADE III – PROJETOS ÁGEIS E QUALIDADE DE
SOFTWARE

·        
Compreender os processos relacionados
às duas últimas fases do ciclo de vida do processo unificado.

·        
Definir desenvolvimentos iterativo e
evolutivo, discernindo sobre suas diferenças.

·        
Entender o que é, para que serve, e
quais são os princípios do desenvolvimento ágil de projetos de software.

·        
Identificar as principais
características e princípios da qualidade de software.

 

UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS
DE SOFTWARE

·        
Discernir sobre a importância e a
finalidade do gerenciamento de projetos de software, bem como o papel do
gerente de projetos.

·        
Identificar as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos: integração, escopo, tempo, custo e qualidade.

·        
Identificar as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos: recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e
partes interessadas (stakeholders).



























































·        
Aplicar as técnicas de medição das
atividades de programação e desenvolvimento de software por análise de ponto de
função (FPA), subsidiando o processo de cobrança e elaboração de propostas
comerciais.

Disponível
Este Curso inclui:
Certificado Oficial
1 questionários online
Suporte do Instrutor
Disponível

Todos os conteúdos:

    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade I - INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade II - UML E O PROCESSO UNIFICADO DE DESENVOLVIMENTO
    Módulo
    8 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade III - PROJETOS ÁGEIS E QUALIDADE DE SOFTWARE
    Módulo
    9 aulas
    Iniciar módulo
    Unidade IV - GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS DE SOFTWARE

Detalhes do curso

EMENTA: Conceitos, definições e características da OO. UML - Conceitos e Aplicações. Processo unificado de desenvolvimento de software. Processo Unificado: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Desenvolvimentos Iterativo e Evolutivo. Desenvolvimento Ágil de Projetos. Qualidade de Software. Gerenciamento de Projetos. Análise de Ponto de Função.

 

OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é capacitar o profissional de informática a construir as competências e habilidades necessárias para desenvolver projetos de software orientados a objetos.

                                                                                     

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS: 

 

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS

·         Definir os conceitos e definições acerca da Metodologia de Orientação a Objetos, abstraindo coletivos como Classes, Membros e Objetos do mundo real.

·         Identificar as características da metodologia de orientação objetos.

·         Definir o conceito de UML (Linguagem Unificada de Modelação) entendendo suas aplicações.

·         Diferenciar os tipos de relacionamento, bem como construir suas modelações gráficas e compreender as funcionalidades descritas nesses relacionamentos.

 

UNIDADE II – UML E O PROCESSO UNIFICADO DE DESENVOLVIMENTO

·         Utilizar os diagramas da Linguagem de Modelação Unificada, bem como diferenciar seus usos e estéticas.

·         Discernir sobre o que é processo unificado de desenvolvimento de software, suas fases e as atividades de um fluxo de trabalho.

·         Identificar todos os procedimentos e características da fase de concepção de um processo unificado.

·         Aplicar todos os procedimentos e características da fase de elaboração de um processo unificado.

 

UNIDADE III – PROJETOS ÁGEIS E QUALIDADE DE SOFTWARE

·         Compreender os processos relacionados às duas últimas fases do ciclo de vida do processo unificado.

·         Definir desenvolvimentos iterativo e evolutivo, discernindo sobre suas diferenças.

·         Entender o que é, para que serve, e quais são os princípios do desenvolvimento ágil de projetos de software.

·         Identificar as principais características e princípios da qualidade de software.

 

UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS DE SOFTWARE

·         Discernir sobre a importância e a finalidade do gerenciamento de projetos de software, bem como o papel do gerente de projetos.

·         Identificar as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos: integração, escopo, tempo, custo e qualidade.

·         Identificar as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos: recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas (stakeholders).

·         Aplicar as técnicas de medição das atividades de programação e desenvolvimento de software por análise de ponto de função (FPA), subsidiando o processo de cobrança e elaboração de propostas comerciais.

·         Definir os conceitos e definições acerca da Metodologia de Orientação a Objetos, abstraindo coletivos como Classes, Membros e Objetos do mundo real.

·         Identificar as características da metodologia de orientação objetos.

·         Definir o conceito de UML (Linguagem Unificada de Modelação) entendendo suas aplicações.

·         Diferenciar os tipos de relacionamento, bem como construir suas modelações gráficas e compreender as funcionalidades descritas nesses relacionamentos.

 

UNIDADE II – UML E O PROCESSO UNIFICADO DE DESENVOLVIMENTO

·         Utilizar os diagramas da Linguagem de Modelação Unificada, bem como diferenciar seus usos e estéticas.

·         Discernir sobre o que é processo unificado de desenvolvimento de software, suas fases e as atividades de um fluxo de trabalho.

·         Identificar todos os procedimentos e características da fase de concepção de um processo unificado.

·         Aplicar todos os procedimentos e características da fase de elaboração de um processo unificado.

 

UNIDADE III – PROJETOS ÁGEIS E QUALIDADE DE SOFTWARE

·         Compreender os processos relacionados às duas últimas fases do ciclo de vida do processo unificado.

·         Definir desenvolvimentos iterativo e evolutivo, discernindo sobre suas diferenças.

·         Entender o que é, para que serve, e quais são os princípios do desenvolvimento ágil de projetos de software.

·         Identificar as principais características e princípios da qualidade de software.

 

UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS DE SOFTWARE

·         Discernir sobre a importância e a finalidade do gerenciamento de projetos de software, bem como o papel do gerente de projetos.

·         Identificar as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos: integração, escopo, tempo, custo e qualidade.

·         Identificar as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos: recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas (stakeholders).

·         Aplicar as técnicas de medição das atividades de programação e desenvolvimento de software por análise de ponto de função (FPA), subsidiando o processo de cobrança e elaboração de propostas comerciais.

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