ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS
em Tecnologia da InformaçãoSobre este curso
EMENTA: Conceitos,
definições e características da OO. UML - Conceitos e Aplicações. Processo
unificado de desenvolvimento de software. Processo Unificado: Concepção,
Elaboração, Construção e Transição. Desenvolvimentos Iterativo e Evolutivo. Desenvolvimento
Ágil de Projetos. Qualidade de Software. Gerenciamento de Projetos. Análise de
Ponto de Função.
OBJETIVO: O objetivo
desta disciplina é capacitar o profissional de informática a construir as
competências e habilidades necessárias para desenvolver projetos de software
orientados a objetos.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS
·
Definir os conceitos e definições
acerca da Metodologia de Orientação a Objetos, abstraindo coletivos como
Classes, Membros e Objetos do mundo real.
·
Identificar as características da
metodologia de orientação objetos.
·
Definir o conceito de UML (Linguagem
Unificada de Modelação) entendendo suas aplicações.
·
Diferenciar os tipos de relacionamento,
bem como construir suas modelações gráficas e compreender as funcionalidades
descritas nesses relacionamentos.
UNIDADE II – UML E O PROCESSO UNIFICADO DE
DESENVOLVIMENTO
·
Utilizar os diagramas da Linguagem de
Modelação Unificada, bem como diferenciar seus usos e estéticas.
·
Discernir sobre o que é processo
unificado de desenvolvimento de software, suas fases e as atividades de um
fluxo de trabalho.
·
Identificar todos os procedimentos e
características da fase de concepção de um processo unificado.
·
Aplicar todos os procedimentos e
características da fase de elaboração de um processo unificado.
UNIDADE III – PROJETOS ÁGEIS E QUALIDADE DE
SOFTWARE
·
Compreender os processos relacionados
às duas últimas fases do ciclo de vida do processo unificado.
·
Definir desenvolvimentos iterativo e
evolutivo, discernindo sobre suas diferenças.
·
Entender o que é, para que serve, e
quais são os princípios do desenvolvimento ágil de projetos de software.
·
Identificar as principais
características e princípios da qualidade de software.
UNIDADE IV – GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁGEIS
DE SOFTWARE
·
Discernir sobre a importância e a
finalidade do gerenciamento de projetos de software, bem como o papel do
gerente de projetos.
·
Identificar as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos: integração, escopo, tempo, custo e qualidade.
·
Identificar as áreas de conhecimento do
gerenciamento de projetos: recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e
partes interessadas (stakeholders).
·
Aplicar as técnicas de medição das
atividades de programação e desenvolvimento de software por análise de ponto de
função (FPA), subsidiando o processo de cobrança e elaboração de propostas
comerciais.