Recrutamento, Seleção e Socialização
em Gestão & NegóciosDescrição do Formação
EMENTA:
Conceitos, técnicas e tendências em processos de recrutamento e seleção. Técnicas de seleção. Seleção por competências. Pesquisa interna nas necessidades de RH. Fontes de recrutamento. Tipos de recrutamento. Cultura organizacional. Programas e métodos de socialização organizacional. Qualidade de vida no trabalho.
OBJETIVO:
Atrair e selecionar pessoas certas para ocupações certas. Este é o objetivo de todo e qualquer departamento de recursos humanos ou gestão de pessoas. Este também é o objetivo central deste conteúdo, ou seja, levar o conhecimento, as técnicas e as boas práticas para implementar processos de recrutamento e seleção com eficiência
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
UNIDADE I – PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
· Definir e descrever a importância do planejamento estratégico organizacional como também da área de Recursos Humanos e o seu papel na estratégia empresarial.
· Apontar os fatores que intervêm no planejamento estratégico de RH: absenteísmo, turnover e mudanças nos requisitos da força de trabalho.
· Interpretar o mercado atual de trabalho e suas características.
· Definir cultura organizacional o impacto no processo de atração de pessoas.
UNIDADE II –RECRUTAMENTO DE PESSOAS
· Reconhecer como criar um programa efetivo de recrutamento para uma organização.
· Definir o processo de recrutamento.
· Explicar as vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo.
· Constatar as tendências no processo de recrutamento.
UNIDADE III – PROCESSO DE SELEÇÃO DE TALENTOS
· Definir as etapas do processo de seleção.
· Exemplificar o perfil do selecionador.
· Apontar as principais tendências de seleção de talentos.
· Demonstrar e entender como a ética é importante no processo seletivo.
UNIDADE IV – CULTURA ORGANIZACIONAL E O CAPITAL HUMANO
· Reconhecer a cultura organizacional e como as políticas de recursos humanos integram no processo de socialização do novo colaborador.
· Definir socialização organizacional.
· Interpretar os processos de socialização organizacional.
· Explicar como o onbording pode ser colocado em prática na organização.